quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Em Destaque: The Legendary Tigerman "Femina"


"Em Destaque" substitui a partir de hoje o "Disco da Semana", por forma a adaptar a estrutura deste blog a uma nova realidade em que o tempo para ouvir música e a disponibilidade para andar "a escavar" a net são menores.

O disco que inaugura a nova nomenclatura do espaço é "Femina", o novo álbum da one man band de Paulo Furtado - The Legendary Tigerman. A propósito deste disco o David Pinheiro faz uma magnífica crítica no Disco Digital, que transcrevo na íntegra:

"«Femina» é uma ode às mulheres contada na primeira pessoa. The Legendary Tigerman o homem com visão que tornou possível este projecto fascinante.
A figura da mulher sempre esteve presente no imaginário de Paulo Furtado mas nunca como agora. «Femina» é um projecto transversal, de vistas largas, só possível de concretizar por um artista pouco interessado na choradeira colectiva a que o país está entregue.

O conjunto de mulheres que se apresentam ao lado do Homem-Tigre seria capaz de formar um harém mas nem Paulo Furtado é Zezé Camarinha nem este é um disco de duetos tradicional. «Femina» tem, aliás, a virtude de cantar a mulher na primeira pessoa, isto é, sob uma perspectiva feminina.

«Femina» é também a obra mais desprendida de formatos alguma vez assinada por Paulo Furtado na pele de felino. No passado, a one man band consistia em voz, guitarra e bombo. Agora, é a liberdade que mais ordena. O recurso a instrumentos rítmicos como as programações prova-o, ainda que algumas canções nem sequer recorram a qualquer adereço extra que não a guitarra.

A ambição não se esgota no documento áudio: as seis curtas que acompanham o disco são uma mais-valia que pouco ou nada tem a ver com os DVD que costumam legitimar algumas edições especiais que de especiais têm muito pouco. Um documento total que destaca Paulo Furtado da «classe média» artística portuguesa."

Fica em audição durante os próximos dias aqui ao lado. -> ->

Site | MySpace

1 comentário:

Anónimo disse...

http://www.forumsons.com/index.php?showtopic=6947