sexta-feira, 24 de abril de 2009

Émasfoi-se - Umas Fitas dos Émasfoi-se K7s Perdidas


Há pouco fui buscar este CD para responder a uma solicitação feita no Fórum Sons. Editado em 2005, pela Lux Records é o único registo existente dos Émasfoi-se (ou M'as Foice), banda incontornável da história do rock em Coimbra. Existiram entre 1987 e 1991, na árvore genealógica do rock coimbrão sucedem, juntamente com os Tom Tom Macoute, aos Extrema Unção e antecedem os Tédio Boys marcando a génese da cena rock de Coimbra, onde hoje pontuam nomes como os D3o, Wraygunn, Legendary Tiger Man, Bunnyranch entre outros. A uma atitude assumidamente subversiva e fazendo a génese de uma imensa amálgama sonora onde cabiam influências de punk, ska e folk, os Émasfoi-se aliavam uma forte componente cénica, visual e de performance.



Eis o que se escreve no site da Lux Records sobre os Émasfoi-se:

"A Lux Records apresenta o disco perdido dos M’as Foice, banda mítica conimbricense que esteve na génese de grupos como Tédio Boys (e por arrasto WrayGunn, Bunnyranch, d3ö, Parkinsons e Legendary Tiger Man), Belle Chase Hotel e Caffeine. “Umas fitas dos Émasfoi-se” é o nome deste registo histórica da pop nacional. Os Émasfoi-se notabililizaram-se pelas suas enérgicas, divertidas e cativantes actuações ao vivo capazes de criar à sua volta um culto invulgar na época. Recentemente, David Fonseca, em entrevista ao semanário Blitz afirmou que resolveu formar os Silence 4 depois de ter assistido a um concerto dos Émasfoi-se. Apesar disso, nunca conseguiram registar num disco em nome próprio os seus temas e foi provavelmente isso que determinou o final prematuro da banda. A Lux Records recupera agora esse corte na história musical de Coimbra num disco que inclui os únicos temas gravados em estúdio pelo grupo, registos das actuações avassaladoras no saudoso Rock Rendez Vous e outras curiosidades perdidas em maquetes caseiras.


Quem foram, o que fizeram e onde andam os ÉMASFOI-SE?

O grupo, originário de Coimbra, existiu entre 1987 e 1991, tendo sido provavelmente a banda que abriu portas para a existência de uma cena musical em Coimbra. A formação mais duradoura dos Émasfoi-se constava de sete elementos: Nito na voz, Alex na guitarra, Sérgio Cardoso que começou no baixo e acabou na guitarra, Miguel Falcão no baixo, João Paulo na bateria, e os performers Tony Fortuna e J. P. (João Pedro Santos). Pelo grupo passaram ainda, de modo mais ou menos fugaz, o cantor Zézé e a guitarrista Cristina. Em termos discográficos, recorda apenas dois temas editados, um deles numa colectânea da editora da Guarda Área Total e uma outra numa compilação organizada pela Rádio Universidade de Coimbra (RUC). Os Émasfoi-se chegaram até a vencer um concurso organizado pela RUC, cujo prémio era a gravação e edição de um maxi-single, que chegou a ser gravado e deveria chamar-se «Super Maxi», mas acabaria por nunca ser editado. Encerraram actividades em 1991, porque, segundo Sérgio Cardoso, «sempre tínhamos dito que o grupo existiria enquanto nos divertíssemos e, assim que deixasse de ser divertido, acabávamos. E foi o que aconteceu: houve uma altura em que tudo se estava a tornar demasiado profissional e decidimos acabar». Os músicos estão hoje dispersos por vários projectos. Nito e J. P. pararam, e João Paulo passou a tocar em grupos de baile. Sérgio Cardoso nunca parou de estar ligado à cena musical de Coimbra, tendo feito parte de uma formação embriónica dos Tédio Boys e feito parte dos F. D. P. (Foragidos da Placenta). Desde 1999 que integra os WrayGunn. O guitarrista Alex fez parte dos Lordose, que viriam a dar origem aos Belle Chase Hotel. Miguel Falcão continuou a tocar, tendo recentemente feito parte dos Caffeine, mas dedicando-se actualmente mais à cena jazz. E Tony Fortuna seguiu para os Tédio Boys e, agora, para os D3ö."


E para terminar um vídeo gravado numa actuação na Guarda: "É".