domingo, 15 de julho de 2007

Junior Boys


Os Junior Boys são, a par com os Hot Chip, uma das mais interessantes bandas do actual panorama da música electrónica. Formados em 1999 em Toronto, no Canadá, eram originalmente formados por Jeremy Greenspan e Johnny Dark, em 2002 Dark saiu dando lugar à entrada de Matt Didemus.

No ano de 2003 os Junior Boys atraíram a atenção da KIN Records pela qual lançaram os EP's "Birthday" e "High Comes Down" que recolheram opiniões bastante positivas por parte da crítica. Na sequência deste sucesso gravaram, também para a KIN Records, em 2004, o seu primeiro álbum "Last Exit". Tendo então entrado em tour juntamente com os Caribou.

2006 marcou o regresso às edições: uma remix de "The Loving Sounds of Static" da Mobius Band na colectânea "Ghostly International Idol Tryouts 2" e o original "Max" na colectânea "See You on the Moon!" e, já quase no final do ano, o seu segundo longa duração "So This Is Goodbye", considerado por grande parte da imprensa e dos amantes de música como um dos álbuns do ano.

Muitos colectivos musicais e músicos tentam marcar o rumo da história e deixar um legado, quer criando algo de novo e original, quer reinventando o que está para trás com um toque de classe único. Poucos o conseguem e os Junior Boys estão entre esse grupo restrito. Pegando nas suas influências da synth-pop dos anos 80 de bandas como os Pet Shop Boys, Depeche Mode, Ultravox, juntando elementos minimais e dub e dando o seu cunho próprio: os Junior Boys reiventaram a synth-pop.

Uma estética pop assente em dois pilares fundamentais: a construção sonora baseada em sintetizadores ambientais em espiral, batidas minimais, house melancólico que servem de base sonora e rítmica à voz delicada de Jeremy Greenspan enquanto este nos sussurra, muitas vezes de forma introspectiva, sobre temas que nos afectam a todos como o amor, a solidão, o medo ou o desespero.

Os Junior Boys chegaram a estar confirmados para o recente "Dance Station" em Lisboa, mas acabaram por anular a participação à última do hora. Ficamos a aguardar que brevemente venham até ao nosso país deliciar-nos com a sua bela música.

Para terminar uma citação do texto que se encontra na biografia disponível no site dos Junior Boys a propósito do último álbum "So This Is Goodbye": "The album invokes a globalized world in which we are all tourists - at home everywhere and nowhere, constantly connected but always alone."

Site | MySpace | Wikipédia | Last.fm

1 comentário:

gteles disse...

Sempre a frente, mais uma vez parabens pela iniciativa :)