quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Radiohead: "In Rainbows"


Uma semana depois do original lançamento do sétimo álbum de estúdio dos Radiohead, eis que me parece a altura certa para emitir uma primeira opinião mais ou menos fundamentada. E digo isto, desta forma, porque nos últimos quatro registos desta banda de Oxford a minha reacção foi sempre a de uma descoberta lenta, de uma degustação subtil, descobrindo coisas novas em cada audição, gostando de cada disco mais em cada rodagem.

A internet habituou-nos, também, a termos acesso às novidades dias ou semanas, às vezes mesmo meses antes da sua edição e consequente possibilidade de emissão de opiniões antecedendo os lançamentos, e até aqui este disco foi diferente: todo o mundo, desde críticos a melómanos, de fãs a curiosos tiveram acesso ao disco em simultâneo e apenas na data de lançamento.

"In Rainbows" é um disco dos Radiohead e, como tal, arrisco-me a dizer que nunca poderia ser um mau disco, porque eles não sabem o que é isso. Ainda assim e apesar da minha primeira impressão inicial menos positiva (tendo como base de comparação a obra deles) ter vindo a melhorar ao longo das várias audições arrisco-me a dizer que este é o menos conseguido dos últimos cinco discos da banda. Marcando um regresso ao formato de canção mais tradicional e menos experimental, composto por alguns momentos altos com temas de grande qualidade como "15 Step", "Nude" ou "Weird Fishes_Arpeggi", o disco não parece ter um fio condutor coerente como o que existente em "Ok Computer", " Kid A", "Amnesiac" ou "Hail to the Thief".

Se é verdade que os termos de comparação eram qualitativamente muito elevados e que o magnífico álbum a solo de Tom Yorke "The Eraser" dava algumas pistas que se revelaram falsas, também não é menos verdade que este lançamento só deu a conhecer metade do álbum, já que só a 8 de Dezembro serão conhecidos os temas que fazem parte do pack especial para os fãs mais acérrimos, o tal que custa quase 60€.

Se não existissem na discografia dos Radiohead do álbuns referidos anteriormente, este poderia ser, sem dúvida, um álbum de eleição, assim é apenas, e até ver, um bom disco.

Site | MySpace | Wikipédia | Last.fm

Sem comentários: