domingo, 9 de dezembro de 2007

Xutos - 20 Anos de "Circo de Feras"


Este fim de semana, os Xutos & Pontapés comemoraram os 20 anos da edição do álbum "Circo de Feras" com um conjunto de três concertos, no Campo Pequeno em Lisboa.

Depois de 8 anos a lutarem contra ventos e marés, a editarem por editoras independentes nacionais sem estruturas capazes e a conquistarem uma crescente legião de fãs - quer graças à energia que punham nas suas actuações ao vivo, quer graças à mensagem que faziam passar nas suas canções e que ia de encontro às frustrações, paixões e vivências de toda uma geração, os Xutos viam, finalmente. o seu valor ser reconhecido por uma multinacional e tinham finalmente a possibilidade de gravar um disco com as condições merecidas.

"Contentores", "Sai P´ra Rua", "Pensão", "Desemprego", "Esta Cidade", "Não Sou o Único", "N'América", "Vida Malvada", "Circo de Feras", constituem o alinhamento deste disco que hoje mais parece um best off e cuja mensagem de grande parte das suas músicas continua actual.

Goste-se ou não, é inquestionável o papel desta banda no panorama da música nacional nas últimas décadas sendo este disco um marco importantíssimo na música nacional. Surgiu na ressaca do chamado boom do rock português e mostrou que a fé a coerência e o rock'n'roll tinham espaço para triunfar em Portugal.

Site | Wikipédia | Last.fm

Sem comentários: