segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

My First Trip on Jamendo


Usurpei este título ao mais recente podcast do Mr Cool, responsável pelo blog Deep & Lounge e colaborador da webzine Submúsica. E tomei a liberdade de o fazer (espero que não fique zangado) porque foi esse podcast o responsável pela minha primeira incursão no Jamendo.

O Jamendo é mais uma rede social da chamada web 2.0. A sua principal característica é o de ser uma plataforma de distribuição de música livre sob licenças da Creative Commons. Muito aqui tenho falado acerca do movimento netaudio e das netlabels que publicam e divulgam os trabalhos de artistas sob esta forma, pois bem, este site francês leva os conceitos de livre e gratuito ainda mais longe, já que nele os artistas têm uma forma de publicar e promover os seus trabalhos sem recursos a intermediários.

E, nesta primeira incursão, descobri logo um álbum que me encheu as medidas. Nestes últimos tempos tem sido óbvio o meu regresso às sonoridades mais experimentais da IDM, daí que não seja de estranhar que a minha primeira pesquisa tenha sido nessa área, tendo-me deparado com um trabalho de um desconhecido Williamson intitulado "A few things to hear before we all blow up": deep, spacial, glitchy and emotional IDM.

É este disco que partilho aqui hoje convosco. Aproveitem e dêem um salto ao Jamendo, lá encontrarão muita música, muita variedade e muita qualidade.

 


Jamendo | Williamson

1 comentário:

Anónimo disse...

Chateado? Claro que não, pelo contrario é sempre bom saber que o que fazemos serve para alguma coisa.