domingo, 29 de junho de 2008

Livros com Música: "Bad Seed - A Biografia de Nick Cave"


Ontem à tarde lá fui dar mais uma volta na FNAC e lá me perdi mais uma vez na secção de livros de música. Desta feita a escolha recaiu num livro que já estava referenciado havia algum tempo: "Bad Seed - A Biografia de Nick Cave" da autoria de Ian Johnston, editado pela Relógio d'Água, com a tradução a cargo de Margarida Vale de Gato. Aqui deixo a sinapse que a Relógio dDágua disponibiliza no seu site:
Nick Cave é um dos mais influentes cantores e compositores de letras da era do pós-punk. Como vocalista de grupos, The Birthday Party e, desde 1983, The Bad Seeds, Nick Cave conseguiu criar visões obsessivas e líricas à margem dos gostos ou modas dominantes. Trabalhando com um grupo de músicos altamente inovadores, Cave esforçou-se constantemente por criar músicas de expressão livre numa indústria preocupada com a conformidade. Mas Nick Cave nunca se quis restringir aos limites da música popular. As suas outras criações incluiram o romance — And the Ass saw the Angel — e colaborações com realizadores como Wim Wenders e John Hillcoat. Em Bad Seed, Ian Johnston oferece-nos uma visão do percurso de Nick Cave. Com entrevistas exclusivas e extensas dos seus companheiros músicos, amigos e colegas, entre eles Blixa Bargeld (Einsturzende Neubauten), Lydia Lunch e Shane MacGowan (The Pogues), Johnston dá-nos um retrato de um artista errante cujas canções, segundo a Rolling Stone, possuem a “autoridade da mais primordial espécie de mito”.
Para ilustrar aqui fica um videoclip retirado de um dos meus álbuns favoritos deste fantástico colectivo "Tender Pray", o tema é "Deanna"

Sem comentários: