domingo, 15 de junho de 2008

Tricky - Knowle West Boy


Está de regresso um dos nomes mais importantes do trip-hop, nascido em Bristol no final dos anos 80. Como que sublinhando o retorno às origens o novo álbum que será lançado, pela Domino Records, no próximo dia 7 de Julho, intitula-se "Knowle West Boy", sendo que Knowle West é o bairro de Bristol onde Adrian Thaws (Tricky) nasceu. Mais uma referência auto-biográfica na sua discografia como já havia feito no seu disco de estria "Maxinquaye", sendo que Maxin Quaye era o nome da mãe que se suicidou quando ele tinha 4 anos.

Uma infância e adolescência difíceis que tiveram um grande reflexo na densidade emocional e na escuridão que predominam na sua obra musical. Tricky está intimamente ligado ao despontar e à afirmação do trip-hop, primeiro fazendo parte dos Massive Attack, depois, a partir de meados da década de 90, a solo, sendo este já o seu oitavo álbum e primeiro em 5 anos - desde o lançamento de "Vulnerable" em 2003.

Um excelente disco onde as sonoridades obscuras continuam a predominar ainda que haja momentos mais 'iluminados'. Entre sussurros de dor e sofrimento e gritos de revolta continuam sempre presentes as influências de outros géneros musicais como o rock, o hip-hop ou o reggae, numa obra que cujo cunho do seu autor é perceptível desde o início ao fim sem que tal signifique estarmos perante mais do mesmo, antes pelo contrário.




Site | MySpace | Domino Records

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
WEB SHERIFF disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.