terça-feira, 8 de julho de 2008

3 vezes... Funk

Há dias, enquanto andava pela net à procura de alguma coisa diferente para ouvir, 'tropecei' numa colectânea de homenagem a Prince com o título "Controversy: A Tribute To Prince" e pensei "deixa-me lá ouvir isto, que o funk, agora no verão, é capaz de cair bem". Descarreguei, passei para o memory card e no dia seguinte lá fui ouvindo no carro. A colectânea tem algumas versões interessantes, embora seja bem menos funk que eu imaginaria. A primeira música - uma versão de D’Angelo para "She’s Always In My Hair", no entanto, é bem funky, e aguçou-me a curiosidade para género que não desgostando, confesso que nunca foi de eleição.

Na wikipédia o funk bem definido da seguinte forma:
O Funk é um estilo característico da música negra norte-americana, desenvolvido por artistas como James Brown e seus músicos Maceo Parker e Melvin Parker.

O funk pode ser reconhecido pelo seu ritmo sincopado, pelos vocais de alguns de seus cantores e grupos (como Cameo, ou os Bar-Kays), pela secção de metais forte e rítmica, pela percussão marcante e ritmo dançante, e pela forte influência do jazz (como exemplos, as músicas de Herbie Hancock, George Duke, Eddie Harris, entre outros).
Desde quinta-feira que tenho andado a investigar o género, a consumir literatura, a descarregar colectâneas e a investigar o catálogo de editoras que se dedicam ao funk e seus sub-géneros e géneros 'vizinhos'. Ou seja as minhas audições nos tempos mais próximos serão, maioritariamente: funk, soul, dub funk, hip hop, breaks, nu funk, afro funk, psychedelic funk, etc.

Não se admirem pois de, num futuro próximo, haver muito funk por estas bandas. Para já ficam com três vídeos de músicos de 3 gerações diferentes dentro do género:


James Brown "Sex Machine"


Prince "You Got the Look"


Quantic Soul Orchestra "Pushin' On"


Funk @ Wikipédia

Sem comentários: