domingo, 14 de setembro de 2008

Disco da Semana: Neu! "Neu!2"


Klaus Dinger e Michael Rother sairam dos Kraftwerk, no início dos anos 70 ,para formar os Neu!. Apesar do seu limitado sucesso comercial, este projecto é um dos pilares do movimento nascido na Alemanha durante o final da década de 60 e início da décad de 70, denominado por Krautrock, e que integrou projectos como Kraftwerk, Can, Tangerine Dream ou Faust.

Este movimento foi uma resposta dos músicos alemães ao vazio cultural na Alemanha do pós-guerra mas, sobretudo, uma resposta radical e experimental à cultura anglo-americana dominante. Isto apesar de ir beber algumas das suas influências a projectos oriundos quer da Inglaterra, quer dos Estados Unidos: desde o psicadelismo dos primeiros tempos dos Pink Floyd ao vanguardismo dos Velvet Underground, acrescentando-lhe elementos electrónicos, de free jazz e de minimalismo. Improvisação, ritmo, psciadelismo e ruído são as palavras de chave na definição do som deste movimento.

"Neu!2", editado em 1973 pela Brain Records e re-editado em 2001 pela Astralwerks pode-se designar como a génese da remix. Empolgados com a sonoridade do primeiro álbum, os Neu! rapidamente voltaram ao estúdio para gravar este disco, mas a verba disponibilizada pela editora apenas permitiu que gravassem um dos lados, daí que o lado B (estamos a falar do clássico LP) seja preenchido com um conjunto de reconstruções e manipulações de alguns temas do primeiro trabalho.

Apesar de não serem das bandas mais conhecidas no âmbito do Krautrock, os Neu! são amiúde assumidos como influências por nomes como Pere Ubu, The Fall, PIL, Joy Division, Einstürzende Neubaten, Cabaret Voltaire, David Bowie, Stereolab, Gary Numan, Ultravox ou Simple Minds.


Wikipédia

1 comentário:

Anónimo disse...

http://rapidshare.com/files/145064491/neu2.zip