domingo, 19 de outubro de 2008

Semana 4AD

Quando se fala de pioneirismo na exploração de novos caminhos e de novas sonoridades no panorama da música alternativa, a 4AD é uma referência obrigatória. Tal não significa que antes alguém já não o tivesse feito, ou até que durante os anos 80 outros não o fizessem também com a mesma filosofia, simplesmente a forma organizada e esteticamente coerente como Ivo Watts Russel idealizou o projecto e os nomes que fizeram (e fazem) parte do seu catálogo criaram uma certa aura em torno desta editora.

Criada nos finais dos anos 70, mantém-se em actividade até aos dias de hoje, embora a sua época áurea corresponda a toda a década de 80, altura em que editou Cocteau Twins, Dead Can Dance, Pixies, Throwing Muses, Clan of Xymox, etc, no entanto ainda hoje matém alta a bitola qualitativa ao editar os TV on The Radio, Beirut, Blonde Redhead, Bon Iver, Deerhunter, Minotaur Shock, Scott Walker, Stereolab, entre outros.

Já por aqui escrevi meia dúzia de linhas acerca desta editora que para mim é uma referência, mas esta semana que agora começa vou dar especial atenção ao seu catálogo, não só viajando ao seu passado mas também falando das mais recentes apostas deste selo que agora é parte integrante do grupo Beggars a par com outros selos de referência no panorama da música alternativa como sejam a Matador, a Rough Trade ou a XL. Discos, videoclips, curiosidades, etc.

Para ilustrar este tópico fica o videoclip de "The Carnival Is Over" dos Dead Can Dance, tema originalmente integrante do álbum "Into the Labyrinth"



Site | Wikipédia

Sem comentários: