domingo, 2 de novembro de 2008

Ao Vivo: Nuno Rancho na FNAC em Coimbra


A exemplo do passado mais recente, Portugal continua a não ter um verdadeiro circuito de palcos digno para que os nossos músicos possam mostrar os seus trabalhos, mas também é verdade que a democratização no acesso aos meios de produção, as melhores vias de comunicação, a existência de espaços como os auditórios FNAC e mais alguns bares situados sobretudo em centros urbanos e a persistência de uns quantos promotores já vão permitindo que haja uma circulação relativa de músicos e uma diversificação nos projectos. 

É verdade que, na maior parte das vezes, sair de casa com o instrumento às costas e percorrer umas dezenas ou centenas de quilómetros para tocar pouco mais de meia hora e ser visto por, na melhor das hipóteses, umas poucas dezenas de pessoas, algumas das quais de forma passageira e voyeurista, para ganhar uns trocos que mal darão para os gastos inerentes à deslocação, pode até ser algo frustrante, mas será sempre uma oportunidade melhor do que não tocar.

Escrevo a propósito da actuação de ontem de Nuno Rancho, músico de Leiria, no auditório da FNAC em Coimbra, onde se apresentou despido de parafernálias apenas com a sua voz e a sua guitarra eléctrica e uns quantos pedais de efeitos, afinal uma das formas mais simples e directas de fazer passar a mensagem do rock'n'roll. Com influências mais ou menos assumidas de Andrew Bird, Radiohead ou Rufus Wainwright, Nuno veio a Coimbra apresentar a sua mais recente demo, sugestivamente intitulada "Unready Demo". Para mim que desconhecia por completo o seu trabalho a solo ou como parte dos Kyoto ou Ti Maria, foi uma agradável surpresa, seja pela simplicidade de processos ou pela forma genuína mas enérgica como se entrega à sua música e como conseguiu passar a sua mensagem e envolver grande parte dos presentes na sala. Gostei o suficiente para hoje já ter feito o download da demo que irei ouvir atentamente durante a tarde e, também, para passar a estar mais atento ao que vier a fazer num futuro próximo.

Download "Unready Demo"

MySpace

Sem comentários: