domingo, 2 de novembro de 2008

Disco da Semana: Cheese People "Cheese People"


Dificilmente este disco poderá ser considerado uma obra maior, ou vir a ser objecto de hype, ou até aspirar a ter a pontuação máxima (com toda a subjectividade que implica a classificação da arte) numa dessas crónicas de jornal, webzine ou blog de referência, mas, a bem da verdade, também não é com esse objectivo ou aspiração que criei e mantenho esta coluna do disco da semana. Normalmente a escolha é conjuntural, e resulta de uma equação tem diversas variáveis e a cujo resultado apenas chego, na grande maioria dos casos, nas tardes de domingo.

Algum tempo depois do encerramento do famoso Oink, das suas cinzas nasceram 2 trackers privados (Waffles e What) que comemoram por esta altura o seu primeiro aniversário. Em jeito de prenda ambos concederam aos seus users períodos de freeleech (ou seja em que os downloads não contam para o racio, algo que que nestes trackers privados é de extrema importância. Eu aproveito sempre estes períodos, não só para encontrar algumas raridades e completar discografias mas, principalmente, para procurar novos projectos dentro de áreas sonoras com as quais estou menos familiarizado; outros, semelhantes a descobertas e 'paixões' recentes e ainda os que fazem da fusão dos mais diversos géneros a sua fonte inspiradora. Foi assim que cheguei até estes Cheese People.

O que me chamou a atenção para este grupo, para além de ser formado por estudantes universitários da cidade de Samara, nas margens do Volga, a sul de Moscovo, foi a fusão de géneros como o funk, o punk e o disco e, também, e o "do it yourself" traduzido no facto de este disco de estreia ter sido inteiramente gravado no quarto de um dos seus elementos. O resultado é um disco bem disposto com uma sonoridade bem original e catchy, com letras quase sempre sem sentido, mas cuja audição se torna bem agradável. Tão longe de ser um disco fácil e pop - no sentido mais pejorativo do termo, como de ser uma obra de arte do experimentalismo sonoro, apesar da fusão de elementos de géneros tão diversos, a verdade é que eu estou a gostar do resultado e recomendo... pelo menos um par de audições, que até podem fazer na coluna direita deste blog.

Site | MySpace

1 comentário:

Anónimo disse...

http://rapidshare.com/files/160089855/cp.zip