domingo, 21 de dezembro de 2008

Disco da Semana: V/A "Unidos Para Ajudar"


aqui tinha escrito sobre o projecto UPA - Unidos Para Ajudar, nascido no âmbito da associação ENCONTRAR+SE e cujo objectivo é a recolha de donativos para a luta contra a discriminação das doenças mentais.

Durante 10 meses foram disponibilizados no site do movimento para download digital, contra donativo, dez temas, fruto de dez colaborações entre 20 músicos e projectos musicais nacionais de vários quadrantes artísticos, acompanhados por dez filmes de dez realizadores diferentes e 10 ilustrações de outros tantos artistas plásticos que serviam para dar a conhecer o projecto, mensalmente, em spots televisivos, anúncios de imprensa e cartazes de rua.

O resultado desta campanha, aparece agora em formato de edição limitada contendo um CD e um DVD, com os temas, os filmes, as ilustrações e testemunhos dos músicos participantes sobre cada uma das músicas mas também sobre a problemática da discriminação das doenças mentais.

Quanto à música, o resultado não poderia ser melhor, 10 colaborações algumas das quais pouco prováveis como a de Boss AC e Mariza, outras bastante desejáveis como a de Mão Morta com José Mário Branco.

Boa música nacional ao serviço de uma causa justa! É o disco em destaque esta semana e como tal pode ser ouvido aqui ao lado.