domingo, 25 de janeiro de 2009

Disco da Semana: Aphex Twin "Selected Ambient Works 85-92"


Richard D. James vulgo Aphex Twin, AFX, entre mais outros tantos pseudónimos é uma figura incontornável na história da música electrónica. Inspirado pelo techno de Detroit começou aos 16 anos a fazer as suas experiências a nível de produção musical e essas experiências haveriam rapidamente de fazer escola. Pai do techno experimental, electrónica inteligente, ou como ele próprio gosta de a definir 'braindance', música para fazer dançar ou neurónios... ou para os 'fritar' dependendo do ponto de vista.

É impossível falar de techno, música electrónica ou IDM sem que se faça uma referência a este músico irlandês que foi considerado pelo prestigiado jornal The Guardian como "a mais influente e criativa figura da música electrónica contemporânea". Personagem que tem tanto de genial como de curioso, para além dos variadíssimos heterónimos que usa, dele já se disse que vivia numa sucursal de um banco e que comprou um tanque americano dos anos 50 e um pequeno submarino russo, entre muitas outras pequenas curiosidades que apenas servem para alimentar o mito.

Mas, para além de todos estes fait-divers, o que é realmente importante é o seu legado musical e a importância deste no âmbito da música em geral e da electrónica em particular. "Selected Ambient Works 85-92" é uma colectânea que resulta de uma selecção do que de melhor fez nos primeiros anos de experiências musicais. Texturas sombrias e elaboradas, batidas ácidas e hipnóticas e samples estranhos e originais cuja conjugação viria a abrir possibilidades infinitas na exploração da música electrónica ou não seja ele uma das referências obrigatórias de grande parte dos jovens produtores de techno e música ambiente nas suas vertentes mais experimentais.

"Selected Ambient Works 85-92" é um disco obrigatório na colecção de qualquer melómano e é também o disco em destaque por aqui esta semana.


MySpace | Wikipédia
Reblog this post [with Zemanta]

2 comentários:

Anónimo disse...

Parte 1: http://www.4shared.com/file/38636267/93b2ebab/aphex1.html?dirPwdVerified=2b992028

Parte 2:
http://www.4shared.com/file/38700938/dbb81b37/aphex2.html?dirPwdVerified=2b992028

Anónimo disse...

Part One: http://rapidshare.com/files/99511143/Aphex_Twin_-_Selected_Ambient_Works_85-92.part1.rar
Part Two: http://rapidshare.com/files/99512365/Aphex_Twin_-_Selected_Ambient_Works_85-92.part2.rar