sábado, 24 de janeiro de 2009

Livros com Música: "Afectivamente GNR"


Segundo rezam as crónicas "Afectivamente GNR", da autoria do jornalista Luís Maio foi a primeira 'biografia' editada em livro de uma banda rock nacional. Talvez essa seja a justificação para a forma algo confusa como está organizado, se bem que confusão e GNR são duas palavras que estão intimamente ligadas, sobretudo quando falamos dos primeiros anos de vida da banda e dos constantes desentendimentos entre a tripla criativa dos GNR nesses anos: Vitor Rua, Alexandre Soares e Rui Reininho.

Editado em 1989, meses antes do disco "Valsa dos Detectives" e três anos após o bem sucedido "Psicopátria", primeiro disco em que não participam nem Rua, que havia saído em 1982, depois da edição do álbum "Independança" (o meu disco favorito dos GNR), nem Soares que saiu após a edição do álbum "Os Homens Não Se Querem Bonitos". Se a saída de Alexandre Soares foi pacífica a de Vítor Rua ainda hoje não o é e tem ao longo dos anos sido tema de disputas sobre direitos de autor que continuam a impedir a total re-edição em CD dos trabalhos que a banda gravou nos primeiros anos.

No fundo mais que uma biografia, este livro é uma colectânea de entrevistas, opiniões, críticas, discografia e letras. Ainda assim um documento importante para quem queira saber um pouco mais sobre um dos mais interessantes e originais grupos nascidos do chamado boom do rock português. É uma edição da Assírio & Alvim e é fácil encontrá-lo nas nossas livrarias a preço de amigo.... eu adquiri o meu no passado mês de Dezembro na Almedina.


Site | Anos 80
Reblog this post [with Zemanta]

Sem comentários: