domingo, 4 de janeiro de 2009

Open Your Eyes Records


Ontem, quando acedia ao tracker privado What.cd, um dos herdeiros do famoso Oink, deparei-me com esta notícia, que achei interessante: a Open Your Eyes Records, pequena editora independente, sediada na cidade de Rochester no estado de Nova Iorque, estabeleceu uma interessante parceria com o what.cd, que visa revolucionar (eu diria que estamos perante uma hipérbole) o funcionamento da indústria musical aproveitando as vantagens das tecnologias p2p (peer to peer).

No âmbito do acordo estabelecido entre as duas partes todos os utilizadores registados do what.cd, passarão a ter acesso de forma gratuita a todos os lançamentos desta pequena editora. A disponibilização dos álbuns no tracker antecederá sempre qualquer lançamento físico e oficial dos discos.

Não sendo propriamente um processo revolucionário e não contendo, esta notícia, nada de original, mostra, pelo menos, que, ao contrário dos responsáveis pelas grandes editoras e de outra menos grandes, os mentores da Open Your Eyes estão atentos aos sinais dos tempos. Além de tirarem partido das novas tecnologias para chegarem mais rápido a mais gente e mais longe, tiveram (têm) ainda o bónus de ver a notícia figurar em destaque, durante dias, na homepage daquele serviço, que é, no momento, o maior tracker privado de bit torrents com quase 80 mil utilizadores e cerca de 360 mil torrents disponíveis.

Se deste universo de utilizadores uma pequena percentagem fizerem como eu e descarregarem, para audição, pelo menos um dos álbuns disponibilizados pela editora - no meu caso "First Things", álbum de estreia do quinteto de New Jersey I Call Fives - podemos estar perante uma relação de mutualismo em que todas as partes saem beneficiadas. Afinal de contas, num mundo onde cada vez mais gente toca, produz música e procura um espaço a diferença pode estar em 'pequenos' pormenores como... estar atento aos sinais do tempo.
Reblog this post [with Zemanta]

Sem comentários: