terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Blogosfera: Viva80's


Tenho um irmão mais velho que eu 18 anos, nasci em 73 e quando era um puto com 7 ou 8 anos o meu irmão ouvia coisas como Rui Veloso, UHF, Taxi e afins. Eu sabia de cor as letras do "Chico Fininho", "Chiclete" e "Cavalos de Corrida", mas só alguns anos mais tarde no final da década de 80, por alturas da minha adolescência a minha queda para (ouvir) a música se revelou e fruto do meio ambiente da excelente escola secundária que frequentei habituei-me a ouvir New Order, Cure, Echo and the Bunnymen, Psychadelic Furs, The Sound, Tha Fall, entre muitas outras bandas que marcaram os anos 80 e de uma forma geral a história do rock'n'roll. Ainda hoje quando me perguntam qual é a melhor década ao nível da produção e criatividade musical eu respondo quase que de forma instintiva e reflexa "80's"... sei que é discutível e eu próprio me pergunto muitas vezes se tenho argumentos que fundamentem tal convicção, mas da mesma forma que a primeira paixão nunca se esquece, eu também não me esqueço que foi a música dos anos 80, muita já na década de 90, que começou a abrir e a alargar os meus horizontes musicais e não só.

Todo este devaneio a propósito de um blog que descobri há umas semanas e que se dedica aos anos 80, não apenas no campo musical... mas principalmente. Intitula-se Viva80's e podem (e devem) visitá-lo aqui.
Reblog this post [with Zemanta]

5 comentários:

Parrovski disse...

Para mim também foi a melhor época. Comecei a ouvir música mesmo no principio dos anos oitenta. Apanhei as bandas anteriores aquelas que escreves no post:
Duran Duran, Human League, Spandau Ballet, Soft Sell, Yazoo, New Music, A Flock Of Seagulls entre outras. Ainda hoje oiço os 2 primeiros álbuns dos Duran Duran e o primeiro dos Human League.

João Nunes disse...

Não são anteriores, são contemporâneas, algumas das bandas que referi iniciaram 'hostilidades' ainda nos 70 ou bem no início dos 80. E outras houve que me esqueci de referir, sobretudo as da 4AD: Dead Can Dance, Cocteau Twins, This Mortal Coil, Clan of Xymox...

:)

Parrovski disse...

Talvez não me tenha explicado bem. Quando falo em bandas anteriores,referia-me aos meus 11, 12 anos. The Cure,Echo and the Bunnymen, joy division apanhei-os mais tarde (na secundária).

João Nunes disse...

Nos meus 11/12 anos, bem no meio da década de 80 ouvia UHF, Táxi, Eui Veloso, etc, influenciado pelo meu irmão. Tinha uma prima que era vidrada nos Duran duran e nos Spandau ballet mas não lhes achava grande piada. De facto só dei alguma atenção ao synthpop bem mais tarde.

Parrovski disse...

Hoje fiz um post sobre um album dos anos oitenta, passa por la para ver se ainda te lembras desta banda.