quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Sonic Youth - Sensational Fix


Fui atraído para a música dos Sonic Youth no final da década de 80 através da audição do álbum "Goo" que um amigo me gravou numa K7. O som cativou-me e fui àescoberta de mais Sonic Youth, mas ouvir e descobrir os discos não era suficiente, sempre quis mais. Na altura as fontes de informação resumiam-se ao Blitz, Se7e, LP e a algumas fanzines que iam aparecendo. Só mais tarde na década seguinte com a abertura da Virgin Megastore, nos Restauradores, em Lisboa, consegui adquirir os meus 2 primeiros livros sobre a banda: "Confusion is Next: The Sonic Youth Story" de Alec Foege e "Sonic Youth Life", uma colectânea bilingue (inglês/italiano) contendo pequena biografia, letras e entrevistas da autoria do italiano Guido Chiesa.

Nos últimos anos temos assistido a constantes edições de livros, filmes e documentários sobre as quase 3 décadas de carreira da banda nova-iorquina, quase tantas edições quantos os projectos paralelos em que os membros da banda se inserem, muitos dos quais multidisciplinares.

"Sensational Fix" é o nome de uma exposição que a banda tem patente em vários locais da cidade de Nova Iorque, mas também uma edição em livro, prevista para o início de Março onde dão conta das colaborações que mantiveram ao longo dos últimos 27 da banda com fotógrafos, realizadores, designers, artistas plásticos e outros músicos, atarvés das quais se procuraram sempre reinventar, incluindo capas de discos, retratos da banda e fotos documentais, alguns nunca antes publicados e onde são retratadas as suas colaborações com nomes como James Welling, Spike Jonze, Sofia Coppola, Richard Kern, Richard Hell, Mike Kelley, Jutta Koether, Alan Licht, Lydia Lunch ou John Miller.

Da edição fazem parte 2 discos de 7 polegadas em Vinyl com 4 temas inéditos dos 4 membros da banda, dos quais podem ouvir em baixo os de Steve Shelley e Thurston Moore.



Site | MySpace | Wikipédia | Sensational Fix
Reblog this post [with Zemanta]

2 comentários:

Anónimo disse...

http://rapidshare.com/files/194055131/sysf_braindance.zip

João Pereira disse...

Tens toda a razão!!!
Eu costumo colocar as fontes, mas desta vez não me lembrei, passou-me mesmo ao lado.
Peço imensa desculpa, João.
Foi um erro que irei reparar agora mesmo.
Grande abraço
e mais uma vez peço desculpa, não é costume eu NÃO revelar as fontes.

João Pereira