quarta-feira, 29 de abril de 2009

Hunger & Hope


Escrever um texto sobre a fome no mundo, neste dia 29 de abril, foi o desafio lançado há algumas semanas pelos responsáveis do agregador Blog Catalog aos blogger agregados, sob o lema "Unite For Hunger And Hope".

Sendo cada vez mais os cidadãos anónimos que fazem uso das ferramentas disponibilizadas pela web, nomeadamente os blogues, para se exprimirem, partilharem as experiências, gostos, mágoas e opiniões, a blogosfera com as suas características muito peculiares assume-se, cada vez mais, como um complemento e um contra-peso aos media tradicionais cada vez mais condicionados por factores de ordem política e económica. Esta iniciativa, uma entre várias do género que os responsáveis deste agregador promovem, tem em conta a dimensão e a importância social da blogosfera para promover o debate e trazer para a ribalta assuntos tão importantes como a fome.

Por bloggers de vários pontos do globo e que se dedicam aos mais diversos assuntos a escrever e chamar a atenção para este grave flagelo que afecta a humanidade há algumas décadas é o objectivo desta pertinente iniciativa. Quem não se lembra ou não ouviu falar do Live Aid - iniciativa que em 1985 reuniu a nata das estrelas do universo pop rock para chamar a atenção deste grave flagelo que dizimava na altura uma parte significativa do continente africano? Quase um quarto de século depois, o flagelo continua a crescer um pouco por todo o planeta, não só nos países sub-desenvolvidos mas também no países do chamado primeiro-mundo, à pala de uma recente e propalada crise que só é assumida porque ao fim de vários anos a afectar os mais pobres começou agora a esvaziar as fortunas dos multi-milionários. Entretanto milhões morreram devido à fome e falta de apoios que agora são rapidamente canalizados sob a forma muitos milhões de dólares e euros pelos governos e outras entidades reguladoras supra-nacionais, numa tentativa desesperada de salvar um sitema completamente esgotado e falido que vive da especulação e da exploração.

Em Portugal, por exemplo, durante o último ano mais que triplicou o número de famílias que recorrem a instituições de solidariedade para se poderem alimentar. A fome está aí, é um problema gravíssimo que mata milhares de pessoas por dia, mas não é notícia como a gripe suína que matou algumas pessoas, mas cuja morte pode gerar lucros de milhões a alguma corporação farmacêutica; nem como os ordenados absurdos dos jogadores de futebol; ou as constantes manobras e contra-manobras de marketing político com que os media nos anestesiam diariamente. A fome está aí e com a assumpção da crise económica e com as centenas de milhões de desempregados que as estimativas, feitas certamente por baixo, prevêem, com as preocupantes previsões relativamente a bem tão essencial à vida como a água, o futuro não é risonho.

Quando é que a esperança deixará de ser apenas uma palavra fácil e vã? A sabedoria popular diz que "a esperança é a última a morrer". Sendo assim temos de ter esperança que quem escolhe possa finalmente passar a fazê-lo de forma objectiva, consciente e com noção real do seu poder não se deixando levar e iludir em intemináveis e complexas manobras de diversão. Isto para que não tenhamos de continuar eternamente a ter esperança de que quem nos governa deixe de o fazer em função do seu próprio umbigo e em nome dos interesses de corporações sem rosto, mas sim em função da reais necessidades e direitos elementares do ser humano.

David Bowie "Heroes" (Live Aid 1985)

Sem comentários: