A Optimus acaba de anunciar a criação de uma plataforma editorial de divulgação da nova música portuguesa, coordenada pelo radialista Henrique Amaro, um dos mais activos divulgadores da música moderna nacional.
O modelo que esta plataforma vai adoptar tem algumas semelhanças com o modelo seguido por algumas netlabels, como a alemã 12rec ou a irlandesa Acroplane. O que a Optimus Discos se propões a curto prazo é a lançar 6 EP's: DJ Ride; Tó Trips (Dead Combo) + Tiago Gomes (A Naifa); The Bombazines; Madame Godard; The Pragmatic; e Tiguana Bibles. Estes EP's terão uma edição física de 500 exemplares a um preço de €4,95 e, simultaneamente, serão disponibilizados para download livre e gratuito durante um período de um ano. Segundo o radialista, "a única ligação das bandas à Optimus Discos é através do licenciamento das obras para download gratuito por um período de tempo. Nada mais. A obra e o futuro editorial pertencem a cada um dos artistas", contrastando assim com a prática vigente nas chamadas majors.
Ainda segundo Henrique Amaro "A ideia do gratuito é sinónimo de aceitação. Contraria a pirataria, cria novos públicos, desperta entusiasmo e não dificulta o conhecimento da obra por motivos económicos ou culturais". A edição física paga e a digital grauita complementam-se: "a música dirige-se a públicos com hábitos distintos e se uns cresceram e se formaram a ouvir vinil, outros nem sabem do que se trata. Existe uma realidade digital centrada numa geração recente e uma outra que ainda promove uma ligação próxima ao objecto".
A selecção destas primeiras seis edições forma feitas através do conhecimento que Amaro "tinha de alguns discos que não tinham solução editorial e de contactos que me fizeram chegar a outros. Não temos uma linha editorial específica e não promovemos limites de género".
No constante casamento entre música e marketing, esta parece-me ser até ao momento a mais ambiciosa e prometedora, se comparada com o TMN Garage Sessions ou o Rock Rendez Worten.
Mais informação sobre a iniciativa aqui.
O modelo que esta plataforma vai adoptar tem algumas semelhanças com o modelo seguido por algumas netlabels, como a alemã 12rec ou a irlandesa Acroplane. O que a Optimus Discos se propões a curto prazo é a lançar 6 EP's: DJ Ride; Tó Trips (Dead Combo) + Tiago Gomes (A Naifa); The Bombazines; Madame Godard; The Pragmatic; e Tiguana Bibles. Estes EP's terão uma edição física de 500 exemplares a um preço de €4,95 e, simultaneamente, serão disponibilizados para download livre e gratuito durante um período de um ano. Segundo o radialista, "a única ligação das bandas à Optimus Discos é através do licenciamento das obras para download gratuito por um período de tempo. Nada mais. A obra e o futuro editorial pertencem a cada um dos artistas", contrastando assim com a prática vigente nas chamadas majors.
Ainda segundo Henrique Amaro "A ideia do gratuito é sinónimo de aceitação. Contraria a pirataria, cria novos públicos, desperta entusiasmo e não dificulta o conhecimento da obra por motivos económicos ou culturais". A edição física paga e a digital grauita complementam-se: "a música dirige-se a públicos com hábitos distintos e se uns cresceram e se formaram a ouvir vinil, outros nem sabem do que se trata. Existe uma realidade digital centrada numa geração recente e uma outra que ainda promove uma ligação próxima ao objecto".
A selecção destas primeiras seis edições forma feitas através do conhecimento que Amaro "tinha de alguns discos que não tinham solução editorial e de contactos que me fizeram chegar a outros. Não temos uma linha editorial específica e não promovemos limites de género".
No constante casamento entre música e marketing, esta parece-me ser até ao momento a mais ambiciosa e prometedora, se comparada com o TMN Garage Sessions ou o Rock Rendez Worten.
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