domingo, 14 de junho de 2009

V/A - The Rebirth of Cool (1993)


Há dias uma conversa via MSN, a propósito de um disco do projecto London Funk Allstars, mas também sobre o início da utilização da electrónica na criação (ou recriação) das sonoridades negras: jazz, funk, soul, etc, veio-me à memória esta colecção "The Rebirth of Cool", editada durante a década de 80 pela Fourth & Broadway, sub-label da Island Records. Esta colectânea e as outras seis que lhe sucederam, juntamente com discos em nome próprio de projectos como St Germain, Thievery Corporation ou Massive Attack, entre outros, foram responsáveis pela minha entrada no mundo da música electrónica.

Desconstruíndo o título e sendo o 'cool' o grande universo da música negra - jazz, funk, soul, hip hop, etc - o 'rebirth' representa a utilização da electrónica como um novo elemento que perspectivava todo um conjunto de infinitas possibilidades e fazendo surgir todo um conjunto de novas designações correspondendo a diversos sub-géneros como o acid jazz, nu jazz, trip-hop, breaks, cujas fronteiras são ténues e muitas das vezes quase impossíveis de definir.

Ao longo de toda a década de 80, mas sobretudo a partir dos inícios dos anos 90: termos como 'samples' ou 'loops' passaram a figurar cada vez mais regularmente junto de outros como 'groove' ou improvisação. Esta colecção, da qual refiro aqui o primeiro volume, apresenta um conjunto de 15 temas do que melhor se fazia nestas áreas no início dos anos 90.