quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Associação Cultural Megafone 5


Há já algumas semanas que ando para escrever umas linhas sobre uma nova associação cultural que se formou em torno do legado e da figura do malogrado João Aguardela, músico que me habituei a admirar desde bem cedo, ainda os Sitiados eram uma banda (de garagem) em processo de crescimento. Algumas K7's de gravações de actuações no mítico Rock Rendez Vouz, consquistaram-me. Depois dos Sitiados vieram o projecto Megafone, os Linha da Frente e A Naifa.

O João deixou-nos em Janeiro, mas as pessoas que mais de perto com ele privavam e trabalhavam, fazem agora questão de perpetuar o músico através de sua obra. É assim que nasce a Associação Cultural Megafone 5, onde entre outros podemos encontrar o Sandra Baptista (Sitiados e companheira do João), Luís Varatojo (Peste & Sida, Despe & Siga, A Naifa), Tó Trips (Dead Combo) ou jornalistas como Nuno Calado e Pedro Gonçalves, entre muitos outros.

Como primeira iniciativa esta associação decidiu disponibilizar a discografia completa do projecto Megafone (volumes I a IV) que marcam a descoberta da electrónica, pelo João, enquanto simultaneamente explora e divulga as mais recônditas raízes do cancioneiro popular português. Os discos podem ser descarregados livremente aqui.

Entretanto a 4 de Novembro, terá lugar no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém pelas 21h00 o espectáculo "Megafone 5 – Música Para uma Nova Tradição", onde participarão os seguintes projectos: A Naifa, Oquestrada, Gaiteiros de Lisboa e Dead Combo.

Por último, e em colaboração com a SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) esta associação vai criar dois prémios em honra de João Aguardela cuja atribuição será anual: o "Prémio Megafone Música" para músicos ou projectos cujo trabalho "enalteça as tradições musicais portuguesas e lhes dê renovado futuro"; e o "Prémio Megafone Missão" cujo objectivo será o de reconhecer "entidade não musicais" que, ao longo do último um ano, tenham ajudado a difundir a música popular portuguesa nas suas mais diversas formas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Um tributo digno.

Um abraco de Dili,

Duarte