domingo, 1 de novembro de 2009

Obrigado, António Sérgio!


O radialista António Sérgio é uma referência para a minha geração e para as anteriores, no fundo para todos quantos foram habituados a fazer da rádio o seu principal veículo de informação, descoberta, conhecimento musical. A internet era ainda ficção científica, os CD's só apareceriam alguns anos mais tarde, o vinil era rei (e caro), a pirataria fazia-se em K7's. Noite após noite eu, e muitos. muitos outros, aguardávamos, diária e ansiosamente, a chegada da meia-noite para podermos abrir uma porta para todo um mundo de música nova, alternativa e de qualidade.

António Sérgio e o seus programas "Som da Frente", "Lança Chamas" e, mais tarde, "O Grande Delta" (na XFM) e depois de novo na Comercial "A Hora do Lobo" foram o nosso veículo preferencial para a constante descoberta de novas sonoridades. Com ele aprendemos a ser plurais, curiosos e selectivos. Os tempos mudaram, as tecnologias desenvolveram-se, a rádio perdeu ouvintes, o mundo ficou mais pequeno, mas António Sérgio continuou fiel ao seu papel de radialista e, sobretudo, de divulgador de música.

O António Sérgio deixou-nos, fisicamente, na última noite, mas deixa um enorme legado que o torna imortal e uma figura incontornável na história da música em Portugal ao longo das últimas 4 décadas.

Obrigado, António!

3 comentários:

[João M. Gonçalves] disse...

É isso, João: "Obrigado, António Sérgio!".

Bombastic disse...

Assino por baixo

Anónimo disse...

Obrigado por esta e por tantas outras mais: http://www.youtube.com/watch?v=QvBy0z4PD8c