segunda-feira, 26 de julho de 2010

Milhões de Festa - Dia 2 (24 de Julho)


Lá fui até Barcelos, na agradável companhia do amigo João Gonçalves, para ver e ouvir o concerto dos míticos The Fall, banda do controverso Mark E. Smith. De caminho aproveitámos para ver também a nova 'super-banda' do underground nacional - Paus.

Começar, desde já, por fazer uma referência bastante positiva à organização deste festival, a cargo da editora Lovers and Lollypops em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos. Local muito bem escolhido, com óptimas condições naturais, recinto bem organizado e horários de actuação das bandas a fugirem muito pouco ao estipulado.

Já tive oportunidade de aqui fazer uma referência aos Paus. O projecto tem muito potencial mas, ao vivo, precisa ainda, de ganhar rodagem. Ainda assim foi uma muito boa prestação com destaque positivo para o terceiro tema que tocaram, anunciado como sendo novo, e que é simplesmente, 'BRUTAL'. Destaque negativo para algum deslumbramento com a reacção positiva do público no último tema a levar a alguns exageros de palco desnecessários, durante a interpretação do último tema.

Tha Fall ao vivo soube a pouco. Mark E. Smith e seus comparsas actuaram apenas uma hora perante um público que na sua imensa maioria não os conhecia, não conhecia a sua discografia, nem tão pouco o seu historial. À parte este 'pormaior' Tha Fall ao vivo é como eu imaginava: sui-generis como a personalidade do seu líder. Mark E. Smith em palco resmunga, vocifera, protesta, grita impropérios contra o mundo, contra tudo e contra todos, mexe dos amplificadores dos seus músicos, deita tripés ao chão e tropeça nos cabos, vira as costas ao público, cambaleia, troca de microfone, liga e desliga a processadores de efeitos, tudo enquanto os restantes músicos vão desfilando de forma extremamente competente o alinhamento. Ponto alto, na minha opinião, para a interpretação do tema "Mexico Wax Solvent" do recente "Your Future Our Clutter".

Sem comentários: