quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Pixies - Come on Pilgrim


"Come On Pilgrim" foi o meu primeiro contacto com os Pixies. Teria os meus 15 anos quando um colega me entra estúdio (do centro de rádio da escola) dentro com aquele vinil com uma capa invulgar mas apelativa, aos pulos a dizer que tinha mandado vir, via importação e que tinha ali uma verdadeira bomba. Ter-me-á dito algo como "isto é melhor do que qualquer coisa que já tenhas ouvido, até melhor que Gun Club (que era a banda favorita dele). Não há nada como ouvir para verificar, foi o que fizemos, rodou de imediato e rodou de uma ponta à outra com algumas palavras pelo meio entre faixas e para virar o disco. Cada música constituíu um golpe profundo de rock'n'roll duro, crú e directo, sem espinhas. Conheci-os naquela tarde e logo os coloquei entre os meus eleitos onde ainda hoje permanecem. Escusado será dizer que nos dias seguintes voltou a rodar insistentemente no estúdio e em casa.

"Come on Pilgrim" ouvi-o já centenas de vezes, e é um daqueles álbuns obrigatórios que de quando em vez tenho de ouvir, é ainda hoje e ao final de todos estes anos o meu álbum favorito dos Pixies, pese embora a qualidade dos seus sucessores.
Foi um (mini-)álbum que marcou também a ligação da 4AD a algum indie rock americano como segunda via de uma label que se dedicava essencialmente a projectos de pop mais alternativos das ilhas britânicas. Para ilustrar fica aqui um vídeo de "Levitate Me"



Site | MySpace | 4AD | Wikipédia | Last.fm

Sem comentários: