terça-feira, 20 de novembro de 2007

António Sérgio de Volta ao Éter


António Sérgio é uma referência para a minha geração e para as anteriores. Para todos os que foram habituados a fazer da rádio o seu principal veículo de informação, descoberta, conhecimento musical. A net ainda era ficção científica, os cd's só apareceriam alguns anos mais tarde, o vinil era rei (e caro), a pirataria fazia-se em K7's e, como eu, muitos aguardavam diariamente e ansiosamente a chegada da meia-noite para poderem abrir um porta para o mundo da música nova, alternativa e de qualidade.

António Sérgio e o seu "Som da Frente" eram o nosso veículo para a constante descoberta de novas sonoridades. Com ele aprendemos a ser plurais, curiosos e selectivos. Os tempos mudaram, as tecnologias desenvolveram-se, a rádio perdeu ouvintes, o mundo ficou mais pequeno, mas António Sérgio continuou fiel ao seu papel de radialista e divulgador de música de excelência até que, em meados de Setembro passado, a Rádio Comercial resolveu por um ponto final no programa "A Hora do Lobo" e calar a voz única e inconfundível de António Sérgio que tanta música nos deu.

Felizmente que alguém estava atento e percebeu que ainda era muito cedo para calar o António Sérgio e que ele ainda tem muito para nos dar (foi por intermédio dele que ouvi um dos melhores discos deste ano: "Boxer" dos The National). A Rádio Radar vai devolver António Sérgio ao Éter, já a partir do próximo dia 3 de Dezembro, com um programa denominado "Viriato 25" a ser emitido de segunda a sexta das 23 à 01. Esperemos que desta feita também com direito a podcast.

Aqui vos deixo o indicativo do Som da Frente, da autoria das Xutos & Pontapés, gravado nos seus primeiros anos:



Site Radar | Blog Radar

4 comentários:

emotion_style23 disse...

@que saudades de ficar acordado até tarde para ouvir sonic youth entre outros e aquela voz inconfundível do António Sérgio.
Naqueles anos o António e o Luís Filipe Barros faziam da Rádio Comercial uma rádio de referência para quem gostava de música.

Corduroy disse...

É pena não apanhar a Radar cá me cima no norte... Mas fico mt contente k este grande senhor da rádio esteja de volta!!!

João Nunes disse...

Curduroy,

Podes ouvir aqui:

http://www.radarlisboa.fm/

bitsounds disse...

depois da extinta XFM a Radar veio ocupar algum espaço vazio deixado por esta, e neste momento o regresso do António Sérgio só podia mesmo ser na Radar.