domingo, 27 de janeiro de 2008

Livros com Música: "Odeio-me e Quero Morrer"


Kurt Cobain foi o líder dos Nirvana, uma das bandas que marcaram os anos 90. Nascido a 20 de Fevereiro de 1967 em Aberdeen - pequena cidade a sul de Seattle, filho de uma empregada de bar e de um mecânico de automóveis, Kurt foi uma criança normal, até ao divórcio dos pais, aos 7 anos. Esta separação foi marcante para Cobain tornando-se numa criança difícil e anti-social. Aos 11 descobre o punk através dos Sex Pistols e, mais tarde, os Joy Division, bandas que, para muitos, são a inspiração da música e da atitude de Kurt Cobain.

Em 1985, Kurt Cobain muda-se para Olympia, onde tenta criar desesperadamente uma banda até que em 1986 a formação estabiliza e depois de vários nomes fixam-se com o nome que os tornaria incontornáveis na história do Rock: Nirvana. 1991 é o ano do histórico “Nevermind”, disco que os catapultou para uma dimensão que nem nos seus sonhos seria possível.

Em Fevereiro de 1992, Kurt Cobain casou com Courtney Love (vovcalista das Hole), que na altura já estava grávida. A carreira dos Nirvana foi avançando, marcada pelo sucesso das músicas e letras de Cobain, que reflectiam a angústia do cantor. Depois de ter gravado um concerto acústico para a MTV, em Novembro de 1993, a banda partiu numa extensa digressão pela Europa.

Os últimos meses da vida de Kurt Cobain foram atribulados, com uma tentativa de suicídio mal explicada e uma tentativa de desintoxicação (Cobain sofria de uam forte dependência dae heroína), da qual terá desistido ao fim de poucos dias.

No dia 5 de Abril de 1994, Kurt Cobain, com 27 anos, suicidou-se na sua casa de Seattle, deixando uma nota dirigida à mulher e à filha.

Isto é um resumo do que podemos encontrar neste livro organizado por João Lisboa para a colecção “Rei Lagarto” da Assírio & Alvim. É um obra quase auto-biográfica já que foi organizada a partir de dezenas de entrevistas que Kurt Cobain foi dando aos media ao longo da sua curta mas intensa carreira.

Lithium


Nirvana @ Wikipédia | Nirvana Fans Site

Sem comentários: