domingo, 25 de maio de 2008

Disco da Semana: V/A "Registos"


O Rock Rendez Vous é um espaço mítico na história da música moderna feita em Portugal. Por lá se escreveu muita da história do rock feito no pós-boom do início dos anos 80 e por lá passaram muitas bandas de inegável qualidade das quais sabemos muito pouco: Duplex Longa, Croix Sainte, Seres, etc. Foi por lá, também, que muitas das bandas que tão bem conhecemos deram os seus primeiros e mais históricos concertos: Xutos, Mão Morta, Pop Dell'Arte, entre outros.

Os concursos de música moderna eram marcos na agenda de todos os que ansiavam por um lugar ao sol: uns gravaram EP's, outros LP's, outros simplesmente participaram em colectâneas. "Registos" de 1989, é uma dessas colectâneas. Agrupa os temas das 8 bandas que lograram atingir as meias finais. O concurso seria ganho pelos Easy Gents, posteriormente Ritual Tejo, com os Sitiados e os Agora Colora a completarem o pódio. Com momentos mais altos e outros menos, este disco retrata bem a realidade da música nacional do fim da década de 80.

As minhas favoritas são "A Noite" dos Sitiados, "Atmosfera" dos Tomcat e "Desejo" dos ecos da cave.

Uma palavra de destaque também para a editora Dansa do Som pelo seu papel na divulgação da música portuguesa mais alternativa nos anos 80 e em relação à qual deixo aqui 2 citações retiradas do Blitz de 22 de Abril de 1994:

"A Dansa do Som tem um espólio de cassetes, algumas centenas, com coisas incríveis; é preciso agora pesquisar e ver quantas dessas fitas estão em condições de serem editadas um dia"

"A Secretaria de Estado da Cultura considerou a editora como de inegável interesse cultural"

4 comentários:

Anónimo disse...

http://rapidshare.com/files/117635761/registos.rar

Anónimo disse...

Muito, muito muito OBRIGADO por este som!!!!! Deixa-o ficar aqui para sempre.

Luís disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luís disse...

Alguém consegue este disco a 320 kbps? Gostaria imenso de o ter.