domingo, 13 de julho de 2008

Disco da Semans: Funkadelic "One Nation Under A Groove"


A minha viagem por sonoridades mais funk levou-me às raízes do género e, posteriormente, por aí adiante, até que colei neste clássico do pfunk ou funk psicadélico. "One Nation Under A Groove" dos Funkadelic é um clássico não só do género, mas da música em geral, os meus ouvidos andam de tal forma viciados no disco que alterei os meus planos originais e seleccionei-o como disco da semana.

Liderados por George Clinton, secundado, entre outros por Maceo Parker (músico da banda de James Brown) e constituídos pelos mesmos membros dos Parliament - o projecto chegou a utilizar as duas nomenclaturas em simultâneo para editar em diferentes companhias discográficas e evitar problemas legais - foram os percursores do chamado pfunk, sonoridade que aliava ao funk, inspirado nos sons quentes das raízes da música negra norte-americana, alguns elementos do psicadelismo em voga nos finais da década de 60 e início da de 70 e que teve como expoente máximo Jimi Hendrix.

"One Nation Under a Groove" fala sobre liberdade e independência e é o ponto alto da discografia dos Funkadelic. Surge na altura do advento do disco-sound, pelo que não é de estranhar que tenha, também, muitas influências comuns. É um disco que faz a ponte entre vários géneros com a mesma naturalidade com que fala de causas sem ser um disco de ruptura. De forma positiva aborda-se a recusa em reconhecer quaisquer limites socias, sexuais e musicais.

Obrigatório!


Wikipedia

1 comentário:

Anónimo disse...

http://rapidshare.com/files/129467120/funka.zip