quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Volta ao Mundo #01: Turquia - Kirika


Uma das boas coisas que a revolução tecnológica e a chamada globalização nos trouxeram foi o facto de podermos estar em permanente contacto com quase todo o mundo e não dependermos de critérios jornalísticos e editoriais ou de viajar, para tomarmos conhecimento de aspectos culturais, e não só, de outros povos e regiões.

Instrumentos como as redes sociais, os blogs ou, no caso da música, os formatos digitais de audio, permitem que possamos ter acesso a produtores de drum'n'bass das Filipinas, a bandas rock do México, ou a grupos folk da Turquia. O cenário musical deixou de estar limitado à música de raiz anglo-saxónica e melhor do que isso podemos ser nós próprios a investigar e escolher o que queremos ouvir.

É com estas premissas que dou hoje início a um novo espaço neste blog, onde, pontualmente, darei conta de algumas das minhas "viagens" por esse mundo digital em busca de sons diferentes, "fabricados" nas mais diversas paragens geográficas, e que de alguma forma reflectem outras culturas e outros costumes.

Começo pela Turquia, pelos Kirika, um projecto cuja sonoridade é assumidamente folk de inspiração oriental e que lançaram, já este ano, o álbum "Kaba Saz", do qual podem ouvir algumas amostras no myspace do projecto. Se gostarem da amostra... já sabem onde encontrar o disco.

MySpace

1 comentário:

Anónimo disse...

http://rapidshare.com/files/128587028/K_r_ka_-_Kaba_Saz__2008_.rar