terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Aniversário II: Xutos & Pontapés - 30 Anos

Se a data de lançamento do primeiro disco serve como data oficial da génese dos Led Zepplin, já no caso dos Xutos & Pontapés é o dia em que Zé Leonel, Tim, Zé Pedro e Kalu deram o primeiro concerto nos Alunos de Apolo, há 30 anos.

Em 1988 (15 anos) fui a uma daquelas viagens de estudo que todos os alunos do 9º ano fazem, ver uma qualquer peça de teatro a Lisboa, com passagem numa série de monumentos nacionais: Mosteiro da Batalha, Castelo de Óbidos, etc, e com uma paragem, no Cartaxo, para almoçar. Foi aí que tive o meu primeiro contacto com os Xutos: num café de beira da estrada comprei uma K7 (pirata pela aparência) com parte dos temas do álbum "78/82" que imediatamente substituiu a K7 que levava no walkaman com músicas dos Queen, Supertramp e afins. Foi amor à primeira audição e motivo suficiente para durante os anos seguintes passar a seguir com um fanatismo relativo, natural da idade, a carreira da banda: K7's, depois CD's, concertos, t-shirt com o mítico X e até isqueiros. De 1989 até 1998, vi os Xutos em dezenas de concertos: Queimas das Fitas, Festivais, Festas do Avante e pavilhão Atlântico, etc, e posso dizer que vi poucos concertos que não tivesse gostado.

Hoje, com a devida distância, posso dizer que continuo fã do que fizeram entre 1978 e 1987, que gosto de algumas coisas do que fizeram de 1987 a 1998 e que a partir daí desconheço por completo a obra da banda. O meu último contacto com os Xutos foi no dia 20 de Março de 1999, no concerto de encerramento da tour comemorativa dos 20 anos.

Porque recordar é viver, aqui fica a minha homenagem a esta instituição do rock português, com um dos meus temas favoritos "Longa Se Torna A Espera", editado em single pela Fundação Atlântica de Miguel Estevees Cardoso e Pedro Aires de Magalhães, em 1984, aqui numa interpretação ao vivo no Pavilhão d'Os Belenenses, num dos concertos que deram origem ao famoso Triplo LP "Ao Vivo".



Site | Blog
Reblog this post [with Zemanta]

1 comentário:

variasformasdearte disse...

Vejam só 30 Anos!! Como o tempo passa... :-)

Rock português com Xutos... Não sigo a banda ferozmente mas estou atenta.