domingo, 26 de abril de 2009

Optimus Discos - Série 1


No início do mês escrevi aqui sobre a nova iniciativa da Optimus de promoção da música nacional: uma editora discográfica - Optimus Discos, cujo objectivo é a promoção da nova música nacional através de edições digitais gratuitas, que serão sempre acompanhadas por edições físicas limitadas de 500 exemplares, disponíveis em exclusivo nas lojas FNAC ao preço de €4,95.

Esta nova editora tem a coordenação do insuspeito Henrique Amaro (desde o início da década de 90 esteve envolvido em vários programas de promoção da música nacional em rádio e televisão - Pop Off e Spray na RTP2, Johny Guitar na Rádio Energia, 100% e Portugália na Antena 3; bem como em diversas outras iniciativas que passaram pela programação do palco 6 na Expo'98, pela coordenação artística das colectâneas "Tejo Beat", "Ao Vivo na Antena 3", bem como do disco de homenagem a Carlos Paredes ""Movimentos Perpétuos - Música para Carlos Paredes", entre muitas outras iniciativas dentro e fora do âmbito da sua actividade como radialista.

A primeira série de seis edições em formato físico chegará aos escaparates das FNAC's no início de Maio, mas os EP's em versão digital para download gratuito já estão disponíveis no site da Optimus Discos desde a passada sexta-feira:

Eis as palavras de Henrique Amaro que acompanham esta primeira fornada de edições:

"A música tem um grande poder sobre todos nós. Atravessa fronteiras, contorna conflitos, promove encontros e vive connosco diariamente. Nada nos distancia e ninguém nos pode privar desta milenar relação.

Os dias que correm trazem consigo novas formas de gravar, compor, produzir, promover e distribuir esta expressão artística. As mesmas transformações despertaram incertezas quanto ao futuro e motivaram as hierarquias em declínio a semear cenários de caos e desordem.

Atentos ou distantes desta realidade, milhões de pessoas em todo o planeta continuam a procurar na música as mais profundas emoções. Podem até passar mil luas sobre o tempo, que será sempre assim.

Em Portugal, o momento criativo é impar na sua variedade e qualidade. Uma geração sem idade tem criado a um ritmo alucinante uma imensidão de géneros que necessitam de ser viabilizados publicamente. A acessibilidade a esta criatividade emergente tem de ser promovida e o desperdício contrariado.

Esta plataforma editorial nasceu com essa ideia – partilhar e fomentar o uso da música destes artistas.

Clique e tenha."

- The Bombazines "The Bombazines"
- Tiguana Bibles "Child of the Moon"
- Madame Godard "Aurora"
- DJ Ride "Beat Journey"
- Tiago Gomes & Tó Trips "Vi-os Desaparecer na Noite"
- The Pragmatic "Circles"

Sem comentários: