domingo, 8 de novembro de 2009

Em Destaque: Croix Sainte "The Life of He (EP)"


Como a plataforma que utilizava para fazer os flashplayers tem estado em baixo, já há algum tempo que não há recomendações de álbuns ou discos em destaque. Uma vez que a situação permanece, acabei por optar por regressar à anterior.

Nestes últimos dias tenho andado a viver uma fase de muito revivalismo, sobretudo no que há música dos anos 80 e início dos 90 diz respeito. Tendo sido o período em que os meus horizontes musicais se começaram a alargar, não admira que de vez em quando seja atacado pela nostalgia.

Se lá por fora se fez imensa coisa boa, dentro das nossas fronteiras a época, também foi dourada, no que há criatividade diz respeito. Com várias desvantagens para os nossos músicos: a exiguidade do mercado, a falta de produtores experientes ou a falta de salas de espectáculo são apenas algumas delas. Várias foram as bandas que cessaram actividade sem nos deixarem um único registo para a posteridade, outras houve que face ao seu potencial o que ficou sabe, manifestamente, a pouco. Os Croix-Sainte incluem-se neste último grupo. Formaram-se em 1981 e em 1984 conquistaram o 3º lugar no 1º Concurso do Rock Rendez-Vous . O tema "The Life Of He", surge na compilação "Ao Vivo No Rock Rendez Vous em 1984" (tenho um dos 500 exemplares deste vinil). No ano seguinte lançaram o EP "The Life of He" e cessaram as actividades em 1987. Este EP consta da selecção do jornal Público "Os Melhores Álbuns da Música Popular Portuguesa".

O disco pode ser ouvido aqui no player na coluna lateral direita do blog, onde além dos quatro temas do EP está também o tema "We Built Cities" editado em 1985 na colectânea "Divergências" da editora indeppendente de João Peste, a Ama Romanta.