terça-feira, 26 de junho de 2007

Sonic Youth - Daydream Nation Deluxe Edition


Thurstone Moore, Lee Ranaldo, Kim Gordon e Steve Shelley, eis os Sonic Youth, uma instituição do rock alternativo e uma banda de culto. Sons experimentais associados a afinações muito pouco ortodoxas dos seus instrumentos de cordas, melodias com tanto de estranhas como cativantes, texturas sonoras que são verdadeiras descargas eléctricas, eis o designado rock sónico de que eles foram os mentores.

Formados em Nova Yorke em 1981 e inspirados pelo guitarrista de vanguarda Glenn Branca, com quem chegaram a colaborar, os Sonic Youth apresentam um portfólio bastante variado: desde álbuns de puro noise rock a álbuns com um cariz mais pop, passando por álbuns puramente experimentais, podemos encontrar de tudo um pouco, reflectindo a veia criadora, a irreverência e a constante procura de novos caminhos para a sua música e para o rock em geral.

"Daydream Nation" (Enigma Records, 1988) é um dos álbuns de referência da sua discografia. Editado originalmente em 1988, é para uma parte significativa dos seus seguidores fiéis o melhor álbum da banda, sintetizando de forma quase perfeita as suas origens mais noisy com um rock mais melódico, as guitarras distorcidas com construções musicais harmoniosas. Esteve longe de ser um sucesso comercial imediato, mas deu um contributo assinalável para a afirmação da banda no panorama da música alternativa e acabou por vender milhões de cópias ao longo dos anos.

No seguimento do que já vinham fazendo com outros álbuns marcantes da sua carreira, nomeadamente "Goo" e "Dirty", "Daydream Nation" foi este mês objecto de uma reedição "Deluxe Edition" masterizada e completa com muitos extras: versões demo e ao vivo dos temas originais do álbum.

Uma oportunidade para os fãs recordarem um dos melhores discos da banda e para os que não conhecem tomarem um primeiro contacto com uma banda que é um marco da música moderna.

Site
MySpace
Wikipédia

1 comentário:

ivirus disse...

Sonic youth gosto muito, já não oiço à bué pk deixei d andar com a malta do grunge :) axo k li kk coisa de eles virem cá este ano, a vilar de mouros axo eu; k boa onda este blog, a maior parte das cenas nem conhecia, é um espaço cultural à maneira. força com isso...
abraços