domingo, 21 de setembro de 2008

Eu Estive Lá #02: Ye77a e M-Pex @ Escadas do Quebra Costas, Coimbra

Apesar do clima permanentemente a ameaçar chuva e dos pingos que foram caindo aqui e acolá, a noite de ontem nas Escadas do Quebra Costas acabou por ser bem diferente e positiva. Num evento que aliava moda, performance e música, tradição e inovação, vou apenas fazer referência aos dois projectos que se enquadram dentro do âmbito deste blog.


Seguindo a ordem cronológica, começamos pela projecto Yella, que trouxe a Coimbra segunda parte da triologia "The Brain Soundtrack": a performance "Back & Forward", um conto não linear onde as duas personagens Ruby e Shadowman exploram, conceptualmente, os músculos e a sua importância para o cérebro através do conceito de cor, numa realidade de sonho. Esta narrativa vive, habitualmente, das componentes musicais, visuais e cénicas, embora, neste caso particular, e devido a condicionalismos do espaço envolvente a componente cénica tenha sido claramente prejudicada. Apesar de todos os condicionalismos de espaço e tempo (metereologia), é sempre bom ver que a irreverência, a criatividade e a imaginação andam por aí à solta procurando criar algo que vai para além do facilitismo dos rótulos, fazendo uso da tecnologia um complemento à imaginação.


Seguiu-se M-Pex com a sua abordagem pouco convencional às sonoridades próximas do fado, desfilando de forma magistral os temas do seu disco de estreia "Phado". Com as programações urdidas electronicamente a servirem de base ao trinar único e característico da guitarra portuguesa naquilo que se pode definir como um encontro entre a arte do mestre Carlos Paredes e o experimentalismo electrónico e ambiental de Amon Tobin.


MySpace Ye77a | MySpace M-Pex

Sem comentários: