domingo, 23 de novembro de 2008

Disco da Semana: Move D & Benjamin Brunn "Songs From The Beehive"


Numa altura em que, a nível musical, muito se discute em torno das expressões minimal e minimalismo e do eventual esgotamento pela repetição das suas fórmulas musicais, continuam a haver uns quantos músicos que, alheios a essa discussão, prosseguem na demanda de novos caminhos e fórmulas usando o mínimo de elementos e fazendo jus à máxima "less is more". Já aqui falámos de alguns: Thomas Brinkman, Marko Furstenberg ou Prosumer & Murat Tepeli, curiosamente, ou não, estes dois últimos exemplos a par com os produtores cujo disco vai estar em destaque esta semana, com ligações ao conceituado club berlinense Panorama Bar, eleito em votação do site Resident Advisor como o melhor club do mundo.

Depois de individualmente terem editado por etiquetas tão distintas como Bine, Source, Modern Love, Uzuri, Warp, entre outras, Move D e Benjamin Brunn resolveram unir esforços na criação de música electrónica de fusão, usando o máximo de influências e o mínimo de elementos. David Moufang ou Move D já havia produzido, ao longo dos últimos 15 anos, trabalhos de techno, jazz, drones, house e ambient; por seu lado Benjamin Brunn editou ao longo dos últimos anos sobretudo nas áreas do techno e minimal.

O resultado desta colaboração conheceu já alguns EP's e dois álbuns: "Let's Call It A Day" de 2007 pela Bine Music e este em destaque esta semana "Songs From The Beehive", editado em Maio, sendo a edição de estreia da Smallville Records. Um disco simples, melódico e minimal, onde se cruzam elementos de deep techno, dub e ambient, ora mais soturnos e emocionais, ora mais balançados e dançantes, mas sempre muito imagéticos e experimentais. Em suma, mais um grande disco editado neste 2008, que podem ouvir na íntegra na coluna direita deste blog.

Site | MySpace

3 comentários:

Anónimo disse...

Biscoito!

r.b.S disse...

Um dos grandes discos techno do ano. Um encanto como à muito não se via.

João Machado disse...

;)