segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Filme: "Joe Strummer: The Future is Unwritten"


Como já havia referido num post anterior, nos últimos dias andei de volta do documentário "Joe Strummer: The Future is Unwritten", realizado por Julien Temple, o mesmo que em 2000 havia realizado o filme "Sex Pistols: The Filth and the Fury". Temple é um dos mais antigos documentaristas da cena punk londrina da segunda metade da década de 70. Desta feita centrou as suas atenções na personagem de Joe Strummer, fundador, guitarrista, vocalista e ideólogo dos Clash.

Mais do que uma biografia, este documentário acaba por ser uma justa homenagem ao músico e ao homem, quer pelo seu papel na história da música, quer pela forma coerente como sempre foi fiel às suas convicções e às suas causas. O filme conta com depoimentos de vários fãs dos Clash e de Joe Strummer, como Flea, Bono, Martin Scorsese, Steve Buscemi, Matt Dillon, John Cusack, Johnny Depp, Jim Jarmusch, Courtney Love e Damien Hirst, mas também dos ex-companheiros Mick Jones, Paul Simonon e Nicky "Topper" Headon.

Julien Temple dá especial ênfase e atenção à fase Clash, mas não esquece o após: desde a fase da ressaca do fim da banda, até aos dias serenos que antecederam a sua inesperada partida, em que Strummer voltara a encontrar o prazer da partilhar a sua música e, também, da por ao serviço das suas causas.

Site | Wikipédia